banner

Em reunião realizada nesta terça-feira (10/10), foi assinado o Acordo Coletivo dos Trabalhadores da EMATER-MG. As negociações desse ano mostraram que nenhuma conquista vem sem união e persistência. Vivemos tempos de retrocessos nos direitos trabalhistas, mas os trabalhadores demonstraram sua força, vestindo a camisa e lutando junto com a comissão em defesa da dignidade dos empregados, comparecendo às reuniões, acompanhando as negociações, e cobrando dos representantes públicos, comprometimento com a causa.

Apesar do Acordo ainda não atender a todos os interesses e necessidades da categoria, foram mantidas conquistas importantes, como a garantia de manutenção de direitos adquiridos pelos trabalhadores em acordos anteriores, até que seja celebrado novo acordo, assegurando que os trabalhadores não percam seus direitos com a reforma trabalhista que passa a vigorar a partir de novembro.

Nos itens econômicos foram aprovados reajuste salarial com aplicação do INPC (3,99%); retroativo a 1º de maio, com pagamento até 27 de outubro e reajuste do vale-alimentação/refeição, de R$21,00 para R$23,00, retroativo a 1º de maio, com pagamento em 1º de novembro.

O valor do vale-alimentação/refeição voltará a ser discutido com a Empresa em reunião periódica a ser realizada em dezembro de 2017, ocasião em que será dada continuidade também à discussão quanto à ajuda de custo em municípios limítrofes, constante na Norma de Administração 045-08/2017.

Quanto às promoções horizontais e a complementação do INPC de 2016, de 4,83%, os assuntos continuarão em discussão com a Empresa, nas reuniões periódicas e serão levados à discussão com o Governo, na primeira semana de fevereiro, após divulgação do balanço fiscal do Estado.

Sabemos que o Acordo não contempla as reivindicações iniciais dos trabalhadores, mas um passo de cada vez, seguimos na luta pelo respeito à data-base e para que Empresa e Governo cumpram com sua obrigação, de pagar salários dignos e assegurar boas condições de trabalho a todos os empregados.  Lutamos para que a dedicação de empregados e a visibilidade que dão à Empresa com seu trabalho de excelência, reflitam na garantia de seus direitos e na valorização destes profissionais.

Confira abaixo, a íntegra do ACT 2017/2019, disponibilizada em nosso site:

ACORDO COLETIVO 2017 2019

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES, JUNTOS SOMOS SINTER-MG