Banner

Aconteceu na tarde da última terça-feira, 28/11, mais uma reunião do Conselho Técnico Administrativo da Emater-MG e um dos assuntos da pauta foi a alienação de bens imóveis da Empresa.

A Emater apresentou ao CTA, um levantamento de 12 lotes em diversas localidades do Estado, cujas origens são de dação em pagamento de prefeituras que tinham déficit em convênios com a Empresa. As justificativas apresentadas pela Empresa, para a alienação dos bens, é de que são lotes vagos, que geram transtornos e dificuldades de manutenção e, que os recursos arrecadados com a alienação poderão ser usados em investimento na Empresa como compra de equipamentos, veículos e/ou reformas.

O SINTER-MG entende que, devido à grave crise política e econômica em que o País se encontra, este não seria o melhor momento de se realizar tais alienações, dada a desvalorização imobiliária. Outra preocupação do SINTER é de que, embora tais bens tenham sido dados em dação de pagamento, são bens importantes que poderiam integrar o patrimônio da Empresa.

Preocupada com a destinação dos recursos, a representante dos trabalhadores no CTA, Janya Costa apresentou requerimento solicitando que não fosse realizada a alienação neste momento de desvalorização, e que, caso o Conselho optasse pela alienação, que tais recursos sejam utilizados para compra, construção e/ou reforma de sedes regionais, possibilitando uma economia em aluguéis e o crescimento patrimonial da Empresa.

Uma vez que a decisão que cabia ao CTA deliberar na data da reunião, seria somente a autorização ou não da alienação dos bens, foi deliberada a autorização da Emater a realizar a alienação dos bens, por meio de leilão, na condição de que o plano estratégico de destinação dos recursos arrecadados, seja construído em comum acordo com o SINTER, e posteriormente apresentado ao Conselho Técnico para aprovação.

O SINTER segue agindo em defesa dos interesses dos trabalhadores que representa, e buscará sempre a melhor forma de assegurar uma gestão responsável e justa dos bens da empresa, por meio do diálogo aberto e transparente.

Confira o ofício do requerimento apresentado pelo SINTER e a lista dos bens passiveis a alienação:

Requerimento CTA PG 1

Requerimento CTA PG 2