Diretora Janya Costa desenvolve trabalho sobre assedio sexual e moral em curso de formação sindical em Juiz de Fora

Escrito por: Emanoel Sobrinho, educador da Escola Sindical 7 de Outubro

Os quatro módulos formativos do Curso de ORSB aconteceram no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora, no centro da cidade. A turma foi composta por metalúrgicos (STIM Juiz de Fora), servidores federais (Núcleo Regional do SINDSEP-MG), trabalhadores têxteis (SINTEX Juiz de Fora), trabalhadores em telecomunicações (SINTEL-MG) e rodoviários (SINTTRO). O último módulo ocorreu nos dias 18 e 19 de dezembro.

Destaca-se neste módulo formativo a atenção para os temas assédio sexual e assédio moral no local de trabalho, desenvolvidos pela formadora Janya Costa, dirigente sindical do SINTER-MG. Para Janya, os dois tipos de assédio são praticados mais comumente contra as mulheres trabalhadoras e, portanto, devem ser compreendidos como violência de gênero.

O SINTER-MG e a Escola Sindical 7 de Outubro estão empenhados para fortalecer o combate ao assédio no local de trabalho por meio da formação de dirigentes e militantes sindicais, pois ainda é um tema invisível para a ação dos sindicatos, sobretudo, o assédio sexual contra as mulheres nos locais de trabalho, afirmou Janya.

Para Mario Neto, cursista e dirigente do SINTEX, o sindicato já assume uma postura combativa em relação ao assédio moral praticado pelas chefias e patrões, mas o tema do assédio sexual nem sequer é discutido e representa um grande desafio para a luta por igualdade entre homens e mulheres no mundo do trabalho.

No debate sobre as questões de gênero e trabalho, uma das cursistas manifestou a sua nova identidade de gênero. Felipe agora é Dandara Oliveira e se tornou a primeira mulher trans a assumir a direção de um sindicato geral do serviço público no Brasil. Esse ineditismo e coragem de Dandara, nome que remonta à resistência africana e quilombola no Brasil, foram parabenizados pela turma de Juiz de Fora como expressão de luta pela cidadania LGBTI no mundo do trabalho e na sociedade.

STIM JF e cursistas organizaram a solenidade de certificação na noite do dia 19, convidando familiares e amigos para celebrar o encerramento do curso com um jantar. Estiveram presentes na solenidade os mandatos da Deputada Federal Margarida Salomão e do Deputado Estadual Betão (ambos do PT-MG).

A mesa de solenidade foi coordenada por Osvair Diniz, vice-presidente do STIM Juiz de Fora e coordenador pedagógico do curso, e formada por Fernando Abrita – SINTTEL-MG, Francisco de Assis – SINDSEP-MG, Janya Costa – SINTER-MG e Escola Sindical 7 de Outubro, Altamir da Fonseca – SINTEX, João César – STIM, Claudinei Janeiro – SINTTRO, Gilliard – Mandato da Dep. Federal Margarida Salomão e Renata – Mandato do Deputado Estadual Betão.

Claudinei Janeiro, vice-presidente do SINTTRO, parabenizou Adilson Pereira dos Santos, coordenador geral da Escola Sindical 7 de Outubro, e os sindicatos envolvidos no curso pela iniciativa de formar militantes e dirigentes sindicais em Juiz de Fora.

Para Janya Costa, formadora sindical e coordenadora de comunicação do SINTER-MG, que representou a Escola Sindical durante a solenidade, a formação sindical deve estar mais próxima dos militantes e por isso a Escola Sindical se fez ativa em Juiz de Fora para desenvolver o Curso de ORSB com os formadores militantes que ela tem formado.

João César, presidente do STIM Juiz de Fora, falou sobre os desafios que a classe trabalhadora já enfrenta com a agenda ultraliberal prometida pelos novos governos em Minas Gerais e no Brasil. Queremos convocar os sindicatos de Juiz de Fora para construirmos um grande encontro no início do ano para planejarmos ações comuns de resistência à retirada de direitos trabalhistas e previdenciários, enfatizou João César.

Ao fim da solenidade, as e os cursistas fizeram homenagearam as formadoras e formadores que contribuíram com o processo de ensino-aprendizagem, ao longo de quatro módulos formativos.

Segundo Osvair Diniz, a perspectiva é de continuidade do processo de formação a partir da ampliação do número de sindicatos e militantes envolvidos com a formação sindical da CUT em Juiz de Fora. Esse processo formativo estará articulado à 4ª Conferência Nacional de Formação da CUT, prevista para maio de 2019.

Cursistas certificados pelo Curso de ORSB - turma Juiz de Fora

Formadores e cursistas do ORSB - turma Juiz de Fora