Os 29 anos do SINTER-MG pelos olhos de Darci Roberti

Darci Roberti, trabalhador aposentado, e atuante como dirigente do Sindicato em boa parte da sua trajetória, fala sobre a fundação do Sindicato e os desafios enfrentados atualmente pelo movimento sindical e a atuação de governos para enfraquecer a organização trabalhadora.

Dos vinte e nove anos de existência do SINTER-MG, somente durante dez anos não tive a oportunidade de participar ativamente, porém, me lembro bem da assembleia de sua fundação, que aconteceu na sede dos eletricitários. Contra tudo e contra todos, foi criado o Sindicato dos Trabalhadores da Extensão Rural do Estado de Minas Gerais.

Depois de inúmeras conquistas para a categoria através de muitas lutas, o SINTER-MG, representa a base de sustentação e defesa dos trabalhadores.  Ao longo de sua existência, o Sindicato atuou em defesa da categoria dentro de suas possibilidades, porque sabemos que muitas reivindicações fogem ao seu alcance, mas ainda assim o Sindicato está lá, combativo e atuante.

O SINTER-MG, assim como a atuação sindical como um todo, vive tempos desafiadores com a aprovação da reforma das leis trabalhistas. As conquistas de nossas reivindicações tendem a ser bem mais difíceis, porque passamos de uma situação de leis que nos protegiam, para uma situação de redução drástica destes direitos. E para recuperar nossos direitos, temos que agir, unidos, junto com o Sindicato.

Acredito também na continuidade do trabalho que o SINTER-MG vem desenvolvendo buscando os direitos dos trabalhadores junto às autoridades governamentais. Neste ano porém, acredito que  esta deve ser uma aproximação ainda mais incisiva, mais constante, mostrando o valor do trabalho extensionista para a sociedade, possibilitando assim,  uma busca ainda mais forte do atendimento das reivindicações da categoria junto ao governo, nosso principal patrão.

PARABÉNS AO SINTER-MG POR ESSES VINTE E NOVE ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS!!!!!!