Banner

Segue em uníssono a comemoração pela aprovação do quadro de vagas da Emater-MG, requisito essencial para o cancelamento da suspensão do concurso público, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os funcionários, em cada canto do Estado ficaram atentos às notícias, renovando as esperanças após a aprovação do Projeto. No entanto ainda teremos mais uma etapa a ser vencida. O quadro será agora apresentado ao Tribunal de Contas, pela Empresa, com o pedido de reabertura do concurso.

Reconhecemos o esforço conjunto da Empresa, pela aprovação do quadro e realização do concurso público. Vale ressaltar que, diferente do que foi dito por alguns, o Sindicato não quis dificultar a votação do Projeto, mas como defensor do interesse dos trabalhadores, viu no momento de discussão na Assembleia, uma oportunidade de corrigir distorções contidas no quadro, como extinção de cargos, a não participação do Sindicato na elaboração do regulamento com a descrição, atribuições e os requisitos de investidura nos cargos, e o aumento do número de profissionais de recrutamento amplo, situação contra a qual o SINTER-MG sempre lutou, continuará lutando e que, mesmo com mediação parlamentar na Casa Legislativa, não houve nenhuma possibilidade de discussão desse ponto, por parte da Empresa.

O Sindicato repudia a atitude que alguns colegas de trabalho tiveram durante a negociação entre o SINTER-MG e Emater-MG, com mediação parlamentar solicitada pelo Sindicato. Enquanto o SINTER lutava pela melhoria das condições apresentadas no quadro de vagas, buscando um consenso entre as partes; que melhor atendesse aos trabalhadores, tais funcionários, a maioria de cargos gerenciais, dispararam mensagens aos colegas da base, com objetivo único de confundir os trabalhadores, tentando embutir a falsa ideia de que o Sindicato era contra a realização do concurso. O SINTER-MG mantém suas relações baseadas no diálogo e na transparência, sempre com o denominador comum de melhores condições para TODOS os trabalhadores, sem distinção. É lastimável que alguns que pensam individualmente, queiram enfraquecer nossa luta, questionando nossa busca pelo bem estar coletivo com argumentos inverídicos.

Reafirmamos nosso compromisso pela implantação do PCSC dos funcionários, esta sim nossa luta prioritária, um plano que permita crescimento justo para todos. Lutamos pela recomposição das equipes através da realização de concurso, mas reconhecemos que, embora não seja o ideal, o quadro aprovado ontem, resolverá a situação urgente de falta de gente no campo.

Importante ressaltar que, sem o esforço de longa data dos trabalhadores, a partir da realização de audiências públicas, de contatos junto a parlamentares cobrando o concurso, e sem a abertura para negociação com a Emater, nada disso seria possível.

Portanto, vamos comemorar, pois hoje vencemos. Mas acomodar, jamais! Seguimos juntos, buscando a implantação do PCSC por meio de um melhor diálogo com a Empresa, pelo bem-estar dos funcionários. E fiquemos atentos a notícias que são plantadas em nossos grupos buscando simplesmente nos desmobilizar.

Juntos somos mais fortes! Juntos somos SINTER-MG.