ACT 2024 – SINTER-MG continua lutando pelos direitos dos(as) empregados(as) da Emater-MG

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 2/9, a segunda reunião de mediação do MTE, em continuidade às negociações coletivas entre Sinter e Emater, com o objetivo de se firmar o ACT 2024/2026.

O Sinter segue buscando assegurar os direitos dos(as) trabalhadores(as) e ouviu sua base, por meio de seus(uas) representantes sindicais, acerca da posição da Emater, sobre a exclusão da possibilidade de se negociar futuramente as perdas das datas-bases 2022 e 2023. Houve relutância da categoria, pois em acordos passados, com essa mesma diretoria, a possibilidade de negociações futuras foi contemplada no acordo coletivo de trabalho.

Em 23/8, o Presidente da Emater, em vídeo publicado fez constar: “…deixando claro que não há exigência nenhuma da empresa para que abra mão de períodos pretéritos que ficaram sem reajuste salarial. O que nós temos de autorização do governo é de promover os 4,62%, como todas as carreiras, retroativos a janeiro deste ano. Outros períodos para trás, vão continuar sem esse reajuste, até que o Estado tenha uma nova condição, que nada impede da gente negociar no futuro…”

Tal declaração gerou mais confiança na negociação do Sindicato com a Empresa e, levando em conta a delicada situação financeira vivida pelos(as) empregados(as), o SINTER concordou com a condição imposta pelo “terceiro – COFIN”, para não constar no ACT, as perdas das datas bases 2022 e 2023. Constou na ata da mediação a confirmação, pela Empresa, dos termos do vídeo informativo do presidente da Emater, divulgado em 23/8.

O Sindicato afirmou a necessidade de se agilizar para a conclusão das negociações referentes à data-base 2024, mantido o percentual de 4,62%, retroativo a 1º de janeiro de 2024.

Quanto aos valores retroativos a janeiro/24, o Sindicato propôs o pagamento, em parcela única, em até 30 dias da assinatura do ACT, ficando a definição em aberto até a próxima reunião.

Não houve renúncia às perdas das datas-bases 2022 e 2023. Seguiremos lutando por nossos direitos!

Ficou agendada reunião de negociação, no dia 6/9, às 13h30, com a transmissão para toda a categoria.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES, JUNTOS SOMOS SINTER!

NENHUM DIREITO A MENOS!